“Print and Play” (PnP)

O protótipo do jogo em sua versão “Print and Play” (PnP) será disponibilizado em breve.

Nesta versão qualquer pessoa poderá imprimir, montar e jogar em sua casa ou empresa.

O repositório conterá:

  • Manual do Jogo;
  • Tabuleiro Central – tamanho A2;
  • Tabuleiro Central – tamanho A4;
  • Tabuleiro Individual do Jogador – tamanho A4;
  • Cartas de Planejamento Estratégico;
  • Cartas das Estratégias;

Criação de conjunto de cartas (packs) segmentado por:

Porte do negócio:

Deverá existir pelo menos dois conjuntos de cartas, um voltado para Micros e Pequenos negócios; e outro para Médias e Grandes empresas. Sua justificativa é dada pelo conteúdo das cartas.

Por exemplo: para os empresários participantes dos pilotos, não faz tanto sentido falar sobre tópicos como ESG, ODS, Economia Circular, Triple Bottom Line, para micro e pequenos negócios, salvo se forem startups com inovações na área ou negócios extremamente nichados.

Nível de Maturidade dos Jogadores:

Deverá existir um conjunto de cartas para iniciantes e outro para avançados. Deverá ser dada uma atenção reforçada na forma que o texto será escrito na carta, considerando o espaço pequeno, a velocidade de leitura, a dificuldade de interpretação e a execução das atividades para não perder a imersão e a diversão do jogo.

Por exemplo: alguns termos em inglês, apesar de serem muito utilizados no mercado, geraram dificuldades de leitura e interpretação por alguns jogadores. Alguns conceitos e atividades descritos nas cartas não foram entendidos por alguns jogadores, por outro lado, outros jogadores acharam algumas dicas e ações muito básicas.

Segmento de Negócio:

poderão ser realizadas parcerias com algumas empresas para a criação de cartas específicas para nichos de negócio, facilitando o onboarding de colaboradores, treinamentos periódicos ou mesmo melhoria do relacionamento dos colaboradores e do clima organizacional.

Por exemplo: cartas para o segmento da área da saúde, ou da área financeira.

Educacional:

Vislumbrado por jogadores nas três rodadas distintas, foi levantada a possibilidade de criação de jogos mais simples para alunos de uma determinada matéria, desde o ensino fundamental, médio e superior, trazendo temas como história, matemática, física, química, gestão de projetos, engenharia de produção.

 

Criação de um aplicativo para celulares:

Jogo híbrido:

Consiste no jogo presencial, utilizando os tabuleiros central e do jogador e as demais peças, promovendo assim a integração das equipes, contudo, utilizando as cartas sorteadas pelo aplicativo. O maior benefício observado com essa solução é poder existir cartas atualizadas com frequência (novas cartas ou correções nas cartas), novos segmentos de cartas, filtro de cartas por nível de maturidade, porte da empresa ou objetivo da empresa ou jogadores com a dinâmica do jogo.

Essa solução trará uma possível resolução para diversas questões elencadas pelos jogadores.

FAQ:

O aplicativo poderá ter uma forma simples e rápida de responder a algumas dúvidas frequentes dos jogadores para situações do dia a dia. Essas perguntas dos jogadores deverão ser utilizadas para a melhoria do jogo, como por exemplo, a criação de novas cartas ou melhoria nos textos das cartas existentes.

Dicas do Dia: o aplicativo poderá enviar uma notificação diária para o jogador com uma “Carta Estratégica” contendo uma dica aleatória ou segmentada por um tema específico de escolha do jogador.

Jogo Online:

A necessidade de um jogo totalmente virtual (online e offline) foi percebido pelo autor, por todos os participantes dos pilotos e outras pessoas que foram abordados pelo autor.

Seu desenvolvimento será realizado em um momento futuro e oportuno, a depender dos resultados da aplicação do jogo físico e híbrido, bem como, e sobretudo, da obtenção de aporte financeiro, seja pelo autor, financiamento coletivo, ou outras fontes de financiamento.

Os fatores críticos para a não elaboração do jogo virtual durante a monografia foram o baixo conhecimento sobre a estrutura de jogos digitais e suas dinâmicas; tempo relativo para a pesquisa e estudo; custos relacionados para a criação de um protótipo; e principalmente da futura criação de uma versão comercial, englobando sua manutenção corretiva (correções de erros no código, bugs), manutenção evolutiva (melhorias no código, performance, compatibilidades e atualizações de arquitetura) e o desenvolvimento de novas funcionalidades.