Regras do Jogo das Estratégias de Negócio

Nós, do Jogo das Estratégias, temos certeza que vocês jogadores descobrirão formas diferentes e divertidas de jogar esse super jogo de tabuleiro.

Neste manual iremos sugerir duas formas de vocês entrarem no mundo do empreendedorismo, da gestão da sua empresa.

Ajude a melhorar o jogo e esse manual, mande um e-mail com sugestões para contato@jogodasestrategias.com.br

 

 

Jogo Simplificado – Cartas Estratégicas

Simples e direto. Cada casa tem uma dica estratégica e uma tarefa crucial para o seu negócio. Execute as tarefas e ganhe experiência empresarial.

 

Objetivo

O jogo será vencido pelo empresário que obtiver o melhor conjunto de resultados, ou seja, a maior pontuação final. Não adianta ter o maior lucro. Deve ter um equilíbrio entre suas ações para obter recursos para as diretorias e o capital de giro em mãos.

 

Empresários Jogadores

Podem jogar de 2 a 6 empresários.

Cada empresário escolhe uma personagem e posiciona no “Início da Partida”.

Cada empresário recebe 5 notas de $5, 5 de $10, 5 de $50, 5 de $100, e 2 de $200.

As outras notas ficam no Banco.

Escolha um Empresário para ser o banqueiro responsável por controlar as saídas e entradas de dinheiro no Banco.

 

Começando a empreender

Escolham um jogador para começar, os outros empresários a jogarem, seguem no sentido horário.

O empresário joga os dois dados e move sua personagem até a casa. Em cada casa, o jogador pode escolher entre duas opções: receber o dinheiro que está escrito ou adquirir um recurso para a sua diretoria.

Caso decida receber o dinheiro, o Banco deve pagar ao empresário.

Caso queira comprar um recurso para sua diretoria, deverá pagar o valor ao Banco e receber um recurso (totem) do Mercado que deverá ficar em cima da área com o mesmo nome no tabuleiro individual do empresário.

Em seguida, o empresário deverá pegar a Carta Estratégica, que está no topo da área associada à diretoria, e ler a dica estratégica para os outros empresários. Caso exista uma tarefa na carta, deverá cumprir ou pagar $10,00 ao Banco.

 

Toda Carta Estratégica possui 3 “Recursos necessários” para a sua execução, associado a 3 diretorias. Caso o empresário tenha o recurso em sua empresa (tabuleiro individual), não precisará pagar pelo serviço. Caso o empresário não tenha o recurso, poderá pagar ao Banco ou poderá pagar para um empresário que tenha o recurso.

 

No rodapé de cada Carta Estratégica possui um símbolo de uma diretoria e um valor positivo ou negativo. Caso o valor seja positivo, deverá receber da Universidade o número de moedas de conhecimento adquirido. Caso o valor seja negativo, deverá devolver para a Universidade o número de moedas descrito.

 

Novo ciclo da empresa

Ano novo, vida nova.

Cada vez que o empresário passar pelo “Início da Partida” receberá um bônus de $200,00 do Banco.

 

Falta de dinheiro para investimento ou sustentação do negócio

Tristeza de todo o empresário é ficar sem dinheiro.

Caso o empresário precise de dinheiro para pagar uma dívida ou comprar um recurso, ele poderá negociar um dos seus recursos com os outros empresário ou com o Banco. Lembrando que o valor mínimo não pode ser inferior a 50% do valor descrito no tabuleiro central e o valor máximo não pode ser igual ou superior ao valor descrito no tabuleiro central.

 

Falência da empresa

Tem hora que não dá mais para continuar.

Ou já atingiu sua independência financeira e quer ir curtir a vida, ou está buscando um novo nicho para empreender, ou chegou à conclusão que empreender não é o seu negócio.

Caso o empreendedor queira sair do jogo, os seus recursos adquiridos poderão ser leiloados para os demais empresários. Caso nenhum empresário tenha interesse de comprar, o recurso volta para o Mercado.

O dinheiro da empresa vai direto para o Banco.

 

Término do jogo

O final da partida será quando existir apenas uma empresa no mercado, ou seja, os outros empresários desistiram de continuar com o jogo e apenas um perseverou, dominando todo mercado, ou quando os empresários definem o encerramento da partida.

Caso a decisão de encerrar o jogo venha de comum acordo entre os empresários, vencerá o jogo quem tiver a maior pontuação conforme descrito abaixo:

  1. Ganha ponto:
    1. O empresário que possuir o maior capital de giro em mãos. Receba 3 pontos.
    2. Para cada recurso adquirido em uma especialidade dentro de uma diretoria. Receba 1 ponto.
  • Se o empresário possuir recursos em todas as especialidades de uma diretoria ganha o certificado de ESPECIALISTA. Receba 2 pontos.
  1. Se o empresário possuir recursos em todas as especialidades de todas as diretorias ganha o certificado de MELHOR GESTOR DO ANO. Receba 5 pontos.
  2. O empresário que tiver mais moedas, somando todas as diretorias, receber o diploma de MBA DE GESTÃO DE NEGÓCIOS E MERCADOS, uma vez que dominou as áreas de gestão. Receba 5 pontos.
  3. O empresário que possuir a melhor pontuação global receberá o título de EMPRESÁRIO DESTAQUE DO ANO, terá reportagens de destaque em diversas revistas nacionais e internacionais, além de um investimento inicial de $100,00 na próxima rodada do jogo.

 

  1. Perde ponto:
    1. A empresa deve ter bons recursos em todas as diretorias. Ao final da partida, se o empresário não possuir pelo menos um recurso em cada diretoria, perde 1 ponto por diretoria sem recurso.

 

Ah! Cuidado com o seu planejamento estratégico e com os seus planos de ação!

Algumas decisões podem beneficiar mais o seu concorrente do que o seu negócio!

 

 

 

 

Jogo – Super Gestor

Tudo começa com o Planejamento Estratégico e sua empresa deve priorizar a conquista dos objetivos estratégicos e dos indicadores de resultado.

Objetivo

O jogo será vencido pelo empresário que obtiver o melhor conjunto de resultados.

 

Não adianta ter o maior lucro. Deve ter um equilíbrio entre:

  • Ações para obter recursos para a empresa nas diversas diretorias;
  • Capital de giro na sua mão;
  • Maior percentual de conquista dos indicadores (KR – Key Results, Resultados Chave).

Na versão Super Gestor tudo começa com a distribuição das “Cartas de Planejamento Estratégico”.

Cada empresário retira uma “Carta de Planejamento Estratégico”, define um nicho de negócio da sua empresa, pensa na missão da empresa e na visão para os próximos anos.

Os empresários terão, no máximo, 2 minutos para definirem o cenário empresarial e criarem um pitch sobre o seu negócio.

Use a ampulheta de 2 minutos para controlar o tempo!

Após esse tempo, cada empresário terá até 1 minuto para falar sobre o seu negócio.

Use a ampulheta de 1 minuto para controlar o tempo do pitch!

 

Após retirar uma “Carta Estratégica”, caso ela tenha algum alinhamento com o seu planejamento estratégico, o empresário poderá criar uma ação para avançar um dos seus KRs.

Os outros empresários irão dizer se:

  1. a) Não atendeu e fica onde está.
  2. b) Atendeu parcialmente e avança um KR
  3. c) Atendeu totalmente e vai para a última casa.

Caso o empresário esqueça de alinhar as ações da carta com o seu OKR (Objectives and Key Results, Objetivos e Resultados Chave), e passe a vez, não poderá usá-la até que a retire novamente.

Um empresário poderá executar uma “estratégia de mestre” e ir direto da 1ª casa para a última, dependendo do tipo do KR escrito no OKR ou dependendo da ação executada, e da aprovação dos outros empresários.

 

Componentes do Jogo

  • 1 Tabuleiro central contendo os cenários do dia a dia de um empresário.
  • 6 tabuleiros dos empresários.
  • 90 cartas de estratégias (9 estratégias para cada diretoria).
  • 25 cartas de planejamento estratégico (5 cartas para cada nível empresarial).
  • 9 cartas de cenários político e econômicos.
  • 3 cartas de Férias.
  • 3 cartas de 13º Salário.
  • 9 cartas de Mistérios.
  • Dinheiro:
    • 30 notas de $ 5,00.
    • 70 notas de $ 10,00.
    • 70 notas de $ 20,00.
    • 35 notas de $ 50,00.
    • 35 notas de $ 100,00.
    • 14 notas de $ 200,00.
  • 6 bonecos de empresários.
  • 100 totens de recursos para as diretorias.
  • 100 moedas de pontuação para as diretorias.
  • 2 dados.
  • 1 ampulheta de 1 minuto.
  • 1 ampulheta de 2 minutos.